Guilherme Zangari, técnico da A.D. Santo André, se inspira em dois importantes técnicos para fazer carreira no futsal

No mês de agosto foi formada a primeira turma de técnicos licenciados pela Escola Paulista de Futsal (EPF), realizado pela FPFS. Entre os formandos, está um jovem treinador que se inspira em técnicos respeitados e consolidados no cenário do futsal.

Guiherme Zangari, de 32 anos, assumiu em junho o comando técnico das equipes sub-16 e 18 da A.D Santo André, e será também o treinador do São Caetano/Texaco, clube que vai disputar o Estadual Categoria Principal. Estudioso, Guilherme prioriza o comprometimento tático dos seus atletas. Por ter preferência em um estilo de jogo onde o estudo de jogadas e posicionamento fazem a diferença, Guilherme tem como referência treinadores que seguem a mesma linha: Marquinhos Xavier e Vander Iacovino, comandantes da seleção brasileira e JEC/Krona, respectivamente.

Passando treino uma vez por semana para os garotos do sub-16 e 18 do Santo André, além dos jogos aos finais de semana, o treinador  tem a tarefa de implementar o seu estilo de jogo em uma competição de alto nível como o Estadual A1 – na temporada passada, o Santo André disputou o Estadual A2.

Guilherme (dir.), treina três equipes do ABC Paulista.

Sobre treinar uma equipe principal, Guilherme ressalta um nível de dificuldade maior por se tratar de uma categoria mais experiente e atletas já formados, apesar de já ter trabalhado como auxiliar técnico da categoria sub-20 feminino do São Caetano.

“Eu já tinha sido auxiliar técnico da categoria sub-20 feminino, mas nunca tinha sido treinador. Agora, assumindo como treinador, é um jogo mais estruturado. O jogo tem um conteúdo diferente do sub-18 sub-16. São jogadores já formados que você precisa passar um padrão tática. O jogo precisa ter começo, meio e fim”, diz.

Com a equipe do São Caetano, o jovem treinador paulistano faz treinos uma vez por semana, além de amistosos para implementar sua filosofia de jogo e dar entrosamento ao elenco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *