Arbitragem paulista realiza pré-temporada na cidade de Bauru

Foi realizado no último dia 23 (sábado), na cidade de Bauru, no auditório da Usp, a pré-temporada dos oficiais de arbitragem da FPFS. Com presença de 404 oficiais de arbitragem e anotadores-cronometristas, entre capital e 25 Ligas filiadas do interior de São Paulo. A organização do espaço e da recepção ficou sob responsabilidade da Liga Bauruense de Futsal.

Em anos anteriores, a pré-temporada era dividida por regiões e em datas diferentes. Porém, neste ano, por questões de calendário e com a intenção de reunir todos os oficiais de arbitragem do Estado para que recebessem as mesmas condições de instruções e pudessem ser avaliados ao mesmo tempo, considerando que todos foram submetidos à uma avaliação teórica com obrigatoriedade de média mínima de 7,0 para poderem atuar na atual temporada, foi realizada em uma única data e local. O que também proporcionou uma melhor integração social entre os próprios oficiais.

“A pré-temporada é realizada com o objetivo de padronizar e unificar o máximo possível a atuação desses profissionais, atualização das regras do jogo, correções e informações referentes à questões administrativas”, destaca Márcia Mariko, diretora do Departamento de Oficiais da FPFS.

Além de questões técnicas, também foram ministradas palestras sobre a importância da preparação física e questões referentes à psicologia do esporte, ambos ligados diretamente ao ofício da arbitragem e de fundamental importância para agregar o trabalho de aperfeiçoamento dos mesmos, considerando a necessidade de estarem preparados fisicamente para que o desempenho não seja prejudicado, e possam ter melhores condições psicológicas para conseguirem atuar  sob pressão e situações de conflito, assim como terem controle pessoal e foco.

A pre-temporada contou com colaboração do professor Francisco Morgado e da Dra. Marta Minopoli, ambos da FPF que já realizam trabalhos e atividades nestas áreas com os árbitros e assistentes da entidade. As partes administrativas foram ministradas por Marcia Mariko e Valdir, ambos diretores do Departamento de Oficiais e por Sergio Camanho, coordenador da Escola de Oficiais.As regras do jogo, por Felipe Ventura e Renata Leite, e súmula online teve a colaboração de Luciano Durão e Ricardo Moreira.

Também estiveram presentes os presidentes e diretores de árbitros das Ligas filiadas assim como os diretores da Federação, os senhores Mauro e Airton e a senhora Maria da Glória. Alguns oficiais não puderam comparecer nesta data por questões profissionais ou de saúde. Por isso, uma nova turma, porém menor, também deverá participar e será submetida à avaliação teórica. A data ainda será confirmada, mas o local também será na cidade de Bauru.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *