Brasil vence a Rússia por 4 a 1 e conquista o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude

A seleção brasileira conquistou o inédito ouro na modalidade nos Jogos Olímpicos da Juventude. Em final realizada nesta quinta-feira (18) diante da Rússia, o Brasil fechou com chave de ouro a campanha na competição, superando os russos com o 4 a 1 no placar e alcançando a tão sonhada medalha no programa olímpico com 100% de aproveitamento.

Sediante dos Jogos Olímpicos, a Argentina, que perdeu para o Brasil nas semifinais, também amargou um resultado negativo na disputa do bronze. Nossos hermanos acabaram sendo surpreendidos pelo Egito, perdendo a partida por 5 a 4 e ficando fora do pódio.

Em um primeiro tempo de muito equilíbrio, as seleções mostraram muita eficiência defensiva e apenas um detalhe decidiu a vantagem do Brasil na etapa inicial: o nervosismo. Próximo do segundo minuto de partida, pouco depois de um lance em que João Victor acertou a trave, a Seleção tentou uma penetração pelo meio, mas a defesa russa travou inicialmente a jogada. A bola sobrou na entrada da área e Karpiuk tentou isolar o perigo, porém, o camisa 4 acabou pegando muito mal e finalizou forte contra a própria meta, sem chances de defesas e colocando os brasileiros em vantagem.

A partir daí as chances reais de gol seguiram escassas, mas o Brasil sempre tomou a iniciativa e conseguiu assustar em alguns lances, principalmente apostando na força do pivô Guilhermão. A Rússia começou a tentar buscar uma reação apenas nos cinco minutos finais de jogo. A pressão do adversário brasileiro em quadra intensificou e foi a vez de aparecer o goleiro Françoar, seguro debaixo das traves, impedindo qualquer tentativa de balançar as redes.

Em busca do ouro

A Seleção voltou do intervalo disposta a sacramentar o triunfo. Logo no primeiro minuto Breno ampliou a vantagem. Ele recebeu passe pelo meio e arriscou o chute rasteiro. O goleiro russo chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol.

A partida ficou novamente com ritmo cadenciado. Os brasileiros, com vantagem de dois gols, passaram a arriscar jogadas de contra-ataque, com a Rússia tentando tomar iniciativa, mas mostrando dificuldades em construir as jogadas ofensivas.

Antes da metade do segundo tempo a Rússia passou a apostar no goleiro-linha. Aí foi a vez do Brasil aproveitar para praticamente fechar o triunfo. Aos nove minutos, Moura conseguiu aproveitar um erro do adversário e, do meio da quadra, bateu com categoria para estufar as redes.

Brilhando na partida, o goleiro Françoar virou grande destaque nos momentos finais. Apesar da boa sequência de defesas, a Rússia acabou conseguindo marcar um gol de honra já no minuto final, com Samusenko. Mas, para coroar a atuação, ainda sobrou tempo para Françoar fazer o dele, fechar a conta e sacramentar uma atuação de gala na decisão.

 

Campanha do Brasil

Fase de Grupos
Brasil 6 x 1 Rússia
Brasil 4 x 0 Irã
Brasil 6 x 2 Costa Rica
Brasil 9 x 1 Ilhas Salomão

Semifinal
Brasil 3 x 2 Argentina

Final
Brasil 4 x 1 Rússia

Informações: assessoria de imprensa CBFS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *