Fausto Bittar ex-Diretor de Esportes Terrestres está de volta ao Timão

Novo Diretor do Dpto de Formação de Atletas do Corinthians, fala com exclusividade ao site Futsal Em Pauta
Após pouco mais de um ano longe das atividades profissionais do SC Corinthians Paulista, Fausto Bittar (ex-Diretor de Esportes Terrestres), está de volta ao Timão. Desta vez, Bittar, que também exerce a função de vice-presidente jurídico da LNF (Liga Nacional de Futsal),assume o Departamento de Formação de Atletas
A seguir, ‘Faustinho’ fala sobre o principal objetivo deste novo projeto de integração Base/Futsal:
“Na verdade, a integração existe hoje e vem sendo muito importante para o clube. O que faremos a partir de 2017 é trazer as categorias menores do futsal que hoje está atrelada a Diretoria de Esportes Terrestres para a Diretoria de Formação de Atletas (conhecida como Base). Assim, com exceção do sub-20 e do time principal de futsal, todas as demais categorias serão transferidas administrativa e financeiramente, inclusive, para a Diretoria de Formação de Atletas. As Comissões Técnicas acompanharão essa transição. Com isso haverá um incremento importante no aproveitamento dos atletas de futsal no futebol de campo e vice-versa. Com as equipes de futsal e futebol de campo, das categorias menores, sob uma única diretoria, sob uma única gestão, o aproveitamento dos atletas será mais efetivo e quem ganha com isso é o Corinthians”.
Fausto também diz como surgiu o convite para retornar ao Corinthians e como encara este novo desafio:
“Fui chamado pelo Presidente Roberto Andrade, que me fez o convite. É realmente um desafio, mas confio muito na equipe que encontrei não Departamento, bem como na equipe de assessores que montamos. Tenho a mais absoluta certeza que desempenharemos a função da forma mais correta e transparente”.
O fato de futsal e base caminharem juntos, isso de certa forma, privilegia o condicionamento físico do atleta e o mantém em 100% atrelado ao clube? “Com toda certeza. Tanto a área da preparação física, quanto à de fisioterapia, fisiologia, nutrição, psicológica e educacional serão coordenadas e com isso as modalidades, os atletas e o clube só têm a ganhar”.
Uma das novidades também, é o trabalho conjunto entre as duas comissões (com destaque para os treinadores ficarem mais próximos e sempre trocando informações).
“Sim. Com as Comissões Técnicas integradas, tudo fica mais fácil e seguirá a mesma orientação. Os técnicos decidirão, por exemplo, se determinado atleta naquele dia jogará futsal, futebol de campo ou mesmo se será poupado em determinada rodada, preservando assim sua condição física”.
Qual será a posição dos pais destes atletas em relação ao projeto? Haverá uma conversa com eles, ou não? “Pelo que ouvimos aqui no Parque São Jorge, eles estão esfuziantes, pois não haverá mais distância entre o futsal e a base, já que ambos estarão adstritos ao mesmo departamento, a mesma diretoria”.
Fausto Bittar encerra dizendo que muito em breve, este projeto dará bons resultados:
“Creio que após a implantação e o natural aparo das eventuais arestas, o resultado já se mostrará claro e visível a todos. As categorias de futebol de campo receberão mais atletas de futsal (com suas especificidades) e as categorias de futebol de salão receberão mais atletas de futebol de campo, também. Aumentará sensivelmente o nível das duas modalidades (tanto o futsal quanto o futebol de campo)”.
Foto: Reprodução/Facebook