Ferretti, em busca de título inédito para o Corinthians, se inspira em treinador de futebol

No próximo sábado (31), Corinthians e Orlândia se enfrentam pela primeira partida da semifinal da Liga Nacional de Futsal (LNF), a partir das 21h30, no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo. O Timão, que tem como técnico Fernando Ferretti, busca o título inédito pela competição; treinador que utiliza Tite, comandante da equipe paulista no futebol, como grande inspiração e exemplo para comandar seus liderados nas quatro linhas.
“O trabalho do Tite é um trabalho que todos observam, todos querem aprender com ele. Recentemente a gente passou pelo vestiário no intervalo de jogo do Corinthians (contra o Goiás), e a gente viu o ambiente que o Tite faz lá. Usei o exemplo dele nas conversas com nossos jogadores. Em quadra, nós somos uma equipe muito boa tecnicamente, fazemos o que ninguém gosta de fazer: somos coesos defensivamente. Tentamos trazer isso para o futsal, é um trabalho diário”, declarou Ferretti.
Ao longo de sua carreira, aos 61 anos de idade, o técnico do alvinegro nas quadras está próximo de completar quarenta anos no futsal. Como comandante, ele já treinou equipes como Joinville, Santos e Vasco da Gama. Ferretti dirigiu, também, seleções como o Brasil, no começo dos anos 2000, além de Paraguai e Guatemala.
Mesmo com tamanha experiência à beira das quatro linhas, o treinador declara que comandar o Timão é totalmente diferente de qualquer uma de suas experiências anteriores. “É uma experiência única. Você pensa que já viu tudo no futsal. Aí depois você chega no Corinthians e vê algo diferente. Acho que a grandeza do clube se transporta para o futsal. A importância do clube no campo o faz ser grande no futsal. A participação da torcida tem sido determinante”, disse o técnico.
Desde maio no comando da equipe do Parque São Jorge, Ferretti não se vê pressionado em trazer o título da LNF para o Corinthians, que seria inédito ao alvinegro. Nas últimas cinco temporadas da Liga Futsal, o Timão foi eliminado em todas as semifinais disputadas, sendo que, nas quatro últimas, perdeu classificação para o Orlândia, adversário também nesta edição dos playoffs.
“Não sinto pressão nenhuma. Acho que isso não é boxe, que o retrospecto conta. Tem muito a ver com o momento. Nosso momento é diferente, ninguém pensa no que passou. Se fosse assim, estaríamos traumatizados na final da Liga Paulista, e lá nós vencemos o Orlândia. Você não pode achar que o seu rendimento passado vai ser igual ao rendimento futuro. Se basear nestas estatísticas é besteira”, declarou o treinador.
Para o primeiro duelo entre Corinthians e Orlândia, quase 7 mil ingressos foram colocados à venda e, em questão de poucas horas, foram esgotados pela torcida. O jogo de volta está marcado para o dia 16 de novembro, às 19h00, no Centro Olímpico da Univerdecidade, em Uberaba-MG.

Com informações: SporTV.globo.com
Foto: Reprodução/LigaPaulistaFutsal.com.br