João Romano fala sobre importância da preparação física para atletas

 
Entre os dias 05 e 13 de fevereiro, a seleção brasileira terá pela frente as Eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal, em jogos com sede em Assunção, capital do Paraguai, e que darão três vagas aos sul-americanos para o Mundial, já com a Colômbia como quarto país classificado, por conta de ser sede da principal competição das quadras. Para João Romano, preparador físico do Brasil, é essencial tratar a parte física dos jogadores para tal desafio. Ele, em entrevista ao portal da CBFS, falou sobre a importância desse cuidado com os atletas. Confira!
“Temos dois grupos distintos de atletas e em momentos diferentes de performance. Os que atuam em clubes nacionais estão em férias, passando por momento de recuperação do desgaste do ano anterior, enquanto os do exterior estão em meio de temporada. O grupo de atletas do exterior, por exemplo, é monitorado através de um web canal, onde, com acessos individuais, alimentam um banco de dados de informações pertinentes. Funciona como um acompanhamento à distância. Lesões, tempo de atuação em jogos, número de treinos semanais, peso atual e composição corporal são algumas das informações necessárias inseridas, que nos ajudam a ter ciência da condição de cada um”, explicou Romano.
Em relação à rotina de treinamento dos jogadores, além de suas atividades nas quatro linhas, o preparador físico declarou o seguinte: “Passamos aos convocados nacionais uma programação diária de treinamento de fácil execução, com uma sessão diversificada de exercícios. Algumas recomendações são dadas periodicamente, para que descansem, recomecem a treinar e melhorar a composição corporal de período competitivo. O tempo é curto e exige conscientização de cada um para alcançar o melhor resultado possível”, declarou.
Para Romano, mesmo que o futsal brasileiro seja conhecido por sua extrema habilidade técnica, a parte física é um ponto essencial para esportes de alto rendimento como o futsal. “A parte física é uma ferramenta a mais para que o atleta possa desenvolver todo seu potencial técnico dentro de um plano tático definido de jogo. Precisamos chegar a um equilíbrio entre todos os setores e este é o grande desafio. Por isso, necessitamos do monitoramento e do abastecimento de informações individuais e coletivas, pois é aí que vamos encontrar o melhor caminho para cada um. Portanto, no caso das Eliminatórias, vamos buscar deixar todos os atletas na melhor performance em menor tempo possível para que eles consigam um grande desempenho dentro de quadra”, finalizou o preparador físico.
A seleção brasileira está no grupo A das Eliminatórias para o Mundial, ao lado dos seguintes países: Equador, Paraguai, Peru e Venezuela. Liderado pelo técnico Serginho Schiochet, o Brasil estreia contra o time venezuelano, dia 05 de fevereiro, às 22h30, pelo horário de Brasília.
 
Por Assessoria FPFS
Com informações: CBFS
Foto: Divulgação/ Ricardo Artifon/CBFS