MOMENTO HISTÓRICO NO FUTSAL PAULISTA

A FPFS, desde o início deste ano está sob nova gestão, e uma moderna forma de administrar foi implantada, com novas ideias e uma maneira diferente de enxergar os problemas e buscar as soluções. Fora das quadras um trabalho intenso está sendo desenvolvido para promover melhorias ao futsal paulista com o firme objetivo de potencializar a qualidade das competições e alavancar o crescimento da modalidade.
Pela primeira vez, ao longo de sua história, a FPFS criou um Grupo de Estudos formado por profissionais conceituados, especialistas em futsal e de grandes conhecimentos acadêmicos, com o propósito de analisar, discutir e propor melhorias ao futsal, especificamente nas categorias menores.

Comissão_De_Estudos_FPFS_IMG_2919
Comissão de estudos do Futsal Paulista | Foto: Ewerton Araujo – FPFS

Fazem parte desse Grupo de Estudos, o presidente da FPFS, Sr. Nilton Cifuentes Romão, os diretores de categorias menores, Srs. Daniel Mutti, João Francisco Augusto e Marcelo Fenga. Os profissionais indicados pelos clubes, Srs. José Carlos Barbosa (Lauzanne Paulista), Fabiano (São Caetano FC), Bebeto (EC Banespa), Flavio (SE Palmeiras), Sergio (Liga Leste), Ricardo (SC Corinthians Pta.) e os profissionais convidados pela FPFS Srs. Alexandre Barata (Santos FC), Edinho (SC Corinthians Pta.), Fabinho (A Portuguesa de Desportos), Robertinho (AABB) e Flavinho (EC Banespa).

O compromisso desses integrantes do Grupo de Estudos é discutir propostas em prol do futsal e em benefício dos jovens praticantes, deixando de lado as ambições pessoais e os interesses clubísticos.
O primeiro encontro do Grupo de Estudos aconteceu na tarde do dia 30/agosto/16 na sede da FPFS e assuntos relevantes foram discutidos, como por exemplo: as categorias (faixas etárias) para 2017, o tempo de duração das partidas, o horário e ordem dos jogos, a utilização de jogadores de 1º ano, dentre outros.
Todos os assuntos abordados estão fundamentados em estudos e conhecimentos sobre Treinamento Esportivo, Fisiologia do Exercício, Crescimento, Desenvolvimento e Maturação, Aprendizagem Motora, Psicologia do Esporte e Metodologia de Ensino. Em todas as análises foram levadas em consideração as necessidades, interesses e as características físicas e psicológicas das crianças e adolescentes.
O objetivo principal das discussões é criar situações ou fazer ajustes que favoreçam e reforcem o processo de formação e desenvolvimento dos jovens salonistas, que por consequência, elevará a qualidade dos jogos e impulsionará o crescimento da modalidade.
Após os debates, trocas de ideias, opiniões e argumentações, com muito bom senso, raciocínios claros e lucidez, o Grupo de Estudos chegou a um consenso, havendo a concordância unânime em todos os pontos discutidos, que em breve serão divulgados pela FPFS.
O futsal paulista teve uma grande vitória fora das quadras. Aguardem as novidades.
Por: Assessoria FPFS