ONDE TUDO COMEÇOU: O ESPORTE É SINÔNIMO DE ESPERANÇA E DE SONHO, EU SOU A PROVA

Ex-Ala, o homenageado desta sexta-feira do “Onde tudo começou”, é Simei Fernando Lamarca, 51 anos, natural de Sorocaba, onde foi Secretário de Esportes, confira:

INÍCIO
Simei nos contou um pouco do seu início de carreira no futsal, atuando pelos dois rivais paulistas, Palmeiras e Corinthians entre outras equipes do exterior.
“Minha carreira sempre foi no Brasil e Europa. Tive a honra e alegria de jogar em Bebedouro, cidade do interior do Estado de São Paulo. Foi uma grande fase numa cidade que respirava futsal”.

“Eu sou sorocabano raiz, com muito orgulho, só que virei cidadão do mundo, foi o esporte quem me deu essa possibilidade de ter tudo, meus objetivos tornaram-se  realidade… o que ninguém sabe é que o Simei saiu daqui. Eu tinha esse sonho mágico, ficava mais de uma hora jogando bola sozinho, o resultado final não poderia ser diferente” (sic), contou Simei.

TÍTULOS

Simei ganhou diversos títulos na carreira, sendo campeão em todas as categorias entre os principais foram:

Campeão Mundial Sub-17 na Alemanha
Campeonato Paulista
Tetra Taça Cidade São Paulo
17 Vezes o Cruzeirão: Maior Torneio Aberto de Futsal do Mundo
Bi-Campeão Interior

TIMES

S.C Corinthians Paulista

S.E Palmeiras

Eletropaulo

Eternit

Elche (ESP)

Cartagena (ESP)

Gasprom (RUS)

*Seleção Paulista

*Seleção Brasileira

 

FORA DAS QUADRAS

O ex-ala, assim como muitos outros atletas do futsal, que trabalham e estudam, Simei é formado em Educação Física, pós-graduado especializado e finalizando o mestrado.

“Quando a geração de Ouro, geração do Falcão, nos encontraram, eles nos referenciam como amigos e principalmente porque fomos um exemplo para eles. Para mim motivo de muita honra e felicidade pois existe respeito pelo que fizemos no passado”.

 

PERSPECTIVA NO ESPORTE

Perguntado sobre a perspectiva do futsal no futuro próximo, Simei nos contou um pouco sobre seu dia a dia e o sobre futsal se tornar esporte olímpico no futuro.

“Tenho a possibilidade de acompanhar bem de perto. Sou de Sorocaba e moro em Sorocaba, aqui temos a equipe Tri campeã da COPA INTERCONTINENTAL DE FUTSAL.

A perspectiva é que igual ao futebol de campo não existe mais fronteiras. Ainda acredito que novas regras serão novamente criadas ou adaptadas para a alta performance do jogo” (sic), contou o ex-ala.

“Sem demagogia estávamos muito mais perto no passado. Minha maior torcida é que a FIFA olhe com bons olhos e mais entidades sejam fortes no mundo e que tenhamos apoio político”.

“O esporte é sinônimo de esperança e de sonho, eu sou a prova, está aqui a prova viva do que é um esporte na vida de um cidadão. Desde cidadania, seu papel social e a inclusão”, finalizou Simei.

 

HISTÓRIAS

“Éramos patrocinados por uma empresa de macarrão e no dia da estreia com casa cheia o patrocinador deu 4 espaguetes enrolados numa fita para cada jogador, para ao entrar na quadra distribuir a torcida”…

“Para nossa surpresa, a torcida adversária mandou tudo de volta, (risos), o que vimos foi uma quadra totalmente repleta de macarrão”.

“Resumo da história, quase trinta minutos para limpar tudo e começar o jogo”, contou Simei.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *