PENALTY 50 ANOS DE HISTÓRIA NO ESPORTE

A Penalty é uma marca de artigos esportivos brasileira criada em 1970 na cidade de São Paulo, e que pertence à empresa Cambuci.

Federação Paulista e Penalty renovam promoção de desconto aos ...Atuando em diversas modalidades esportivas, a Penalty fabrica desde calçados, confecções, bolas e acessórios esportivos para esporte coletivo como futebol, vôlei, basquete, handball e o nosso futsal, contudo seu foco de atuação é em footsports.

Desde sua origem no bairro do Cambuci, a marca patrocinou diversas equipes no meio esportivo brasileiro e internacional, destacando as seleções brasileiras de futsal (conquistando seus cinco campeonatos mundiais da modalidade), basquete, handball, bem como times de futebol.

Em 2011, a Penalty apresentou seu reposicionamento de marca, focado no fortalecimento da sua relação com o futebol e com o Brasil. “O reposicionamento da Penalty está amparado na legitimidade de sermos a única marca genuinamente brasileira de futebol. Falar de Brasil e de futebol é falar da nossa raiz, da nossa origem.”, explica Roberto Estefano, presidente da Cambuci, detentora da marca Penalty.

HISTÓRIA

A trajetória da Cambuci S.A. – hoje uma das mais importantes fabricantes de produtos esportivos da indústria nacional, dona das marcas Penalty e Stadium, e unidades de fabricação e sedes comerciais/administrativas distribuídas pelos estados de São Paulo, Paraíba, Bahia, além de sedes na Argentina, Chile, Paraguai, Espanha – tem início em uma pequena oficina de corte e costura instalada na garagem da residência do comerciante Sarhan Tuma Estefano e sua família.

Atualmente seus produtos estão presentes nos 5 continentes, nos seguintes países: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Canadá, Portugal, Espanha, França, Finlândia, Moçambique, Japão e Nova Zelândia.

No momento em que vendas começaram a crescer, Sarhan falece. A viúva, com seis filhos para criar, se uniu a seus irmãos, Ibrahin e Sarhan Curi, para seguir com a iniciativa. A união consolidou-se a partir da década de 1940, com o desenvolvimento da indústria têxtil no Brasil.

Em 1945, os filhos de Assibe, Eduardo e Victorio Estefano, ainda jovens, compraram a parte dos tios e fundaram, oficialmente, a Malharia Cambuci S.A., uma confecção de artigos de vestuário masculinos e femininos localizado no bairro do Cambuci, em São Paulo.

Pouco menos de 25 anos depois, em 1968, os irmãos Eduardo, Ricardo, e Roberto Estefano, filhos de Eduardo e netos de Assibe, assumiram a empresa, após a aposentadoria do tio Victorio. Em 1970, a Cambuci criou a marca Penalty e lançou produtos para a prática de futebol. Com o sucesso, alguns anos mais tarde, a Cambuci transferiu sua produção para São Roque, no interior de São Paulo, em um complexo de fábricas criado para atender a todo o mercado brasileiro. Em seguida, fechou seu primeiro grande contrato com o São Paulo Futebol Clube. A década de 1970 foi um período de grande crescimento para a Empresa.

Na década de 1980, a Cambuci torna-se a maior fabricante brasileira de bolas. Neste período, adquiriu os direitos de fabricação de calçados da marca ASICS e raquetes e bolas de tênis Wilson e Doney. Absorvendo, a partir daí, experiência e tecnologia que lhe permitiram avançar no padrão internacional de seus produtos.

Na década de 1990, a Penalty consolida sua presença na América do Sul, tornando-se marca oficial das principais federacões e confederacões nas diversas modalidades esportivas que atua até hoje.

IF Design awards 2010 – wewastetime

Em 2010, foi a vencedora do principal prêmio internacional de design, o iF Design, com a Bola 8, a primeira bola com 8 gomos do mundo.

Hoje a Penalty é uma empresa multinacional 100% brasileira, que continua acreditando no esporte como um instrumento de transformação das pessoas e da sociedade. Na edição 2013 da Libertadores, a empresa fornece uniformes a duas equipes: São Paulo e Defensor Sporting Club, do Uruguai.

FUTSAL PAULISTA

Com o objetivo de fortalecer sua presença no futsal brasileiro, a Penalty restabeleceu sua parceria com a Federação Paulista de Futsal, maior federação da modalidade no Brasil se não no mundo. A fabricante tornou-se fornecedora oficial de bolas para todas as competições organizadas pela FPFS no Estado de São Paulo.

PARABÉNS PENALTY

Esse ano é símbolo de toda evolução e crescimento da marca PENALTY desde o seu início. Desde quando era apenas uma ideia no papel até aqui, foram tantos desafios vencidos habilmente que nem há como contar…  Desejamos que venha ainda mais crescimento e sucesso para esta gigantesca empresa que representa excelentemente nossa modalidade no mundo através de seus materiais esportivos.

Com informações: Wikipédia