Presidente da FPFS recebe membros da Special Olympics

Na manhã desta sexta-feira, 06/05, o presidente da Federação Paulista de Futsal (FPFS), Nilton Cifuentes Romão (Ramon), acompanhado pela diretora de oficiais de arbitragem Sra. Marcia Mariko e pelo Gerente Administrativo Sr. Toshio Masui, recebeu a presença de Vinícius Savioli (Coordenador de Projetos) e Christian Guiralt (Diretor de Esportes e Desenvolvimento), membros da Special Olympics, organização internacional que se dedica a apoiar indivíduos com deficiência intelectual.
A FPFS estará disposta a colaborar com a entidade.

Toshio Masui, Vinícius Savioli, Ramon, Christian Guiralt e Marcia Mariko na visita da Special Olympics à Federação Paulista de Futsal  | Foto: Ewerton Araujo/FPFS
Toshio Masui, Vinícius Savioli, Ramon, Christian Guiralt e Marcia Mariko na visita da Special Olympics à Federação Paulista de Futsal | Foto: Ewerton Araujo/FPFS

Saiba mais sobre a Special Olympics
A Special Olympics é uma organização internacional sem fins lucrativos.
Dedica-se a apoiar indivíduos com deficiências intelectuais para que se tornem fisicamente fortes, produtivos e membros respeitados da sociedade, por intermédio do treino e da competição desportivos.
Hoje, a Special Olympics destaca-se como líder no domínio da deficiência intelectual. É verdadeiramente um movimento global, com mais de meio milhão de atletas na China, ou nos Estados Unidos, mais de 210 mil na Índia, mais de 600 atletas no Afeganistão e 4400 no Ruanda. Depois da Irlanda, 2003, os Jogos Mundiais Olímpicos Especiais chegaram ao Japão, 2005, e à China, 2007. Em 2009 (Inverno), foi à vez de Boise, Idaho, EUA. Em 2011 (Verão), novamente a Europa, desta feita em Atenas, Grécia e em 2013 os Jogos de Inverno chegam pela primeira vez a República da Coreia.
A Special Olympics assume a sua missão como crítica e um papel como catalisadora da mudança social.
As crianças e os adultos com deficiências intelectuais que participam nos seus eventos desenvolvem a sua condição física e as suas capacidades motoras, mas também a autoconfiança, cultivando uma imagem mais positiva de si mesmos. O crescimento é psicológico, social e espiritual e aquelas atividades são palco para a demonstração de uma coragem sem barreiras e de um grande entusiasmo, com os participantes a colherem os frutos da amizade e da descoberta última, não só de novas capacidades e talentos, mas das suas próprias essências.
História
Os primeiros Jogos Mundiais Olímpicos Especiais tiveram lugar em Chicago, em 1968. Anne McGlone Burke, uma professora de educação física de Chicago, teve a ideia de uma competição desportiva pontual, ao estilo dos Jogos Olímpicos, para pessoas com necessidades especiais. Com isto em mente, Burke entrou em contato com Eunice Kennedy Shriver, Vice-Presidente Executiva da Fundação Joseph P. Kennedy Jr., a fim de obter patrocínio para o evento. Shriver encorajou Burke a desenvolver a sua ideia e a Fundação disponibilizou um patrocínio de 25000 dólares. Participaram mais de mil atletas dos Estados Unidos e do Canadá. Durante os Jogos, Shriver anunciou a criação do Special Olympics. Sua irmã, a já falecida Rosemary Kennedy, sofria de deficiência intelectual e é frequentemente apontada como a inspiração que fez com que Shriver impulsionasse estas olimpíadas especiais.
Em Junho de 1962, Eunice Kennedy Shriver iniciou um evento de um dia, conhecido por Camp Shriver, para crianças com deficiências intelectuais na sua casa em Potomac (Maryland). Usando este Campo como exemplo, Shriver promoveu o envolvimento em atividades físicas e oportunidades de competição. O evento se tornou anual e a Fundação Kennedy atribuiu patrocínios a universidades, instituições de animação e centros comunitários para que organizassem campos similares.
Os primeiros Jogos Special Olympics de Inverno aconteceram Fevereiro de 1977, em Colorado Springs, EUA.
Em 1988, a Special Olympics foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). É a única organização desportiva autorizada pelo COI a utilizar a designação Olympics (Olimpíadas, ou Olímpicos) no seu nome.
Por: Assessoria FPFS
Informações: Wikipedia