REAL MADRUGA DE ARAÇATUBA SERÁ UM DOS REPRESENTANTES PAULISTAS NA COPA DO BRASIL 2020

No dia, 02/03 foram definidos os representantes paulistas na Copa do Brasil 2020, através da FPFS – Federação Paulista de Futsal e a CBFS – Confederação Brasileira de Futsal. Além da tradicional equipe da capital o S.C Corinthians Futsal terá a participação inédita da equipe Real Madruga Futsal.

A equipe de Araçatuba, que é semi-profissional e que antes disputava a série A3 do interior, conquistou a vaga para disputar um dos torneios mais importantes do futsal.

HISTÓRIA

A equipe foi fundada em 2015 por amigos para disputar jogos e campeonatos da cidade. O Real Madruga, tem o nome inspirado no clube espanhol Real Madrid e no personagem da série Chaves, o Sr. Madruga. Inicialmente era um time de Fut 7, e na época Bruno Yoshiy, atual presidente e um dos fundadores da equipe, fez uma estrutra que nenhum time de fut7 tinha naquele período. A compra de garrafinhas, uniformes bons, roupa lavada e outros utensílios, todos bancados do próprio bolso, foram o diferencial da equipe. Essa estrutura chamou atenção da região toda, e em janeiro de 2016, foram convidados a entrar em um torneio de futsal, o 38° Torneio das Cobras daquele ano.

“Em 2016 a equipe foi convidada para um campeonato de futsal na cidade de Penápolis, porém eu não entendia e não conhecia quase nada de futsal, aí formamos o time com alguns amigos, que foram chamando outros amigos que já haviam jogado futsal antes, e assim fomos disputar nosso primeiro campeonato de futsal”.

“A expectativa era passar da primeira fase ao menos, mas conseguimos chegar a semifinal perdendo para o time que seria campeão daquele ano”, contou Bruno.

A equipe conquistou a 3º colocação no campeonato e, projeção na cidade. Bruno então, foi até a Secretaria de Esportes saber como poderiam participar da Copa TV Tem, (Campeonato da Rede Globo feito entre as cidades que abrangem essa região da tv), e a prefeitura autorizou o time representar a região na competição, e o Real Madruga Futsal, ficou em 5º lugar.

Após este torneio no meio do ano de 2016, houve os tradicionais jogos regionais, e novamente foram os representantes da cidade, conquistando o título daquele ano, após quase 15 anos sem a cidade ser campeã na modalidade.

A cidade de Araçatuba, formadora de tantos craques do futsal brasileiro, como nosso atual capitão da Seleção Brasileira, Rodrigo Hardy.

Em 2017, o Real foi campeão do Torneio do Cobras, ficaram em 3º na Copa TV Tem, e foram campeões do Campeonato Paulista série A3, tendo o jogador Piter como artilheiro em todas essas competições, que foi o que chamou a atenção da equipe de Carlos Barbosa – RS, que o contratou na temporada seguinte.

Em 2018, ficaram com o vice campeonato da Copa TV Tem, colocando cerca de 4 mil pessoas para assistir o primeiro jogo da final em Araçatuba, onde venceram a primeira partida, mas ficaram com o Vice campeonato no jogo de volta, perdendo nos pênaltis. E a 3° colocação nos Jogos Regionais.

No meio de 2018, a equipe fundou a associação para poder disputar o Estadual da FPFS. E foram campeões do Campeonato Estadual 2018 A1, que deu direito a disputar a Supercopa Paulista em 2019 contra o S.C Corinthians Futsal.

Em 2019 iniciamos o ano enfrentando o Corinthians na Arena Sorocaba onde perderam pelo placar de 6×1.

“Nos perdemos a final para o Corinthians jogando com os atletas amigos que são do time desde o início, foi a realização de um sonho para todos nós”, contou Bruno.

Nestes 3 anos de atividades, a equipe nunca teve patrocínio, tudo era bancado do bolso de Bruno, que conta com uma diretoria para auxílio nas atividades gerais do clube.

“Mesmo não classificando para os mata mata do paulista, e perdendo para o Santo André Futsal na semifinal do estadual, a equipe conseguiu alguns poucos patrocínios, para dar uma ajuda de custo para os atletas que tem seus serviços de segunda a sábado. Treinamos 3 vezes por semana, e outros dias na academia, e conseguimos um plano de saúde para todos como forma de patrocínio também, além de algumas bolsas de faculdade para alguns atletas mas precisamos de mais algumas, e estamos lutando por isso, temos nosso próprio ônibus personalizado, e assim nós estamos trilhando nossa história”, finalizou Bruno.

FUTURO DO CLUBE

Questionado sobre a experiência que a equipe terá disputando a Copa do Brasil 2020, o presidente contou sobre o futuro e as projeções do clube nos próximos anos.

“Nós conseguimos parceiros após o jogo contra o Corinthians ano passado, que chamou bastante atenção, e agora em uma competição nacional, podemos pegar campeões de vários estados, até o próprio Corinthians, sem duvidas será uma projeção gigantesca, e contamos com isso para buscar mais parceiros e conseguir ir estruturando a equipe”.

“Temos um projeto, de construir uma arena, ganhamos um terreno da prefeitura de 24 mil metros quadrados, e vamos começar a lutar para ir atrás desse sonho, esse projeto vai depender de alguns outros fatores, estamos tentando fazer um projeto que possa ser aprovado pelo governo, e assim, conquistar parceiros para ajudar na construção, enquanto isso vamos correndo atrás pra ver o que podemos fazer, mas isso é coisa para 5 anos pra frente creio eu”, contou Bruno.

ESTREANTE NA COMPETIÇÃO

O Real Madruga Futsal é estreante neste campeonato, conversando com o presidente do clube, ele nos contou um pouco sobre a expectativa para o torneio.

“A expectativa é tentar passar pelo menos da 1° fase, sabemos que vai ser muito difícil, porque quase todos os times são de grande força nacional, não vamos ter reforços assim, talvez um ou outro, mas sem surpresas, é dar o máximo como sempre fizemos”.

“As expectativas em tudo que entramos sempre foram as mínimas possíveis, e as vezes conseguimos surpreender, esperamos pelo menos avançar uma fase quem sabe, mas raca e força de vontade e o que nunca faltou e nem faltará, é uma oportunidade única”, contou o Presidente do Real.

Créditos: Bruno Yoshiy