Retrospectiva: Brasil conquista a Zonal Norte da Sul-Americana com 100% de aproveitamento

A Seleção Brasileira de Futsal conquistou o Zonal Norte da Liga Sul-americana, nova competição no calendário da Conmebol, que conta com a participação de uma equipe sub-19 e outra principal de cada país participante. O torneio teve como sede a cidade de Bogotá e o Brasil sagrou-se campeão da chave ao vencer os anfitriões, a Colômbia, nas duas categorias – 4 a 1 no sub-19 e 3 a 2 com a equipe principal.
Os triunfos fecharam com chave de ouro a participação do Brasil no Grupo. Foram seis vitórias em seis partidas – três por cada categoria. Agora, a Conmebol irá divulgar uma data para o encontro dos campeões de cada chave. No caso, a Argentina conquistou o Zonal Sul e, por isso, será adversária dos brasileiros para decidir o campeão geral do torneio.
Sobre a Liga Sul-americana
A competição foi uma novidade na temporada do calendário da Conmebol. Procurando incentivar a prática nas categorias de base, a entidade separou o continente em dois grupos chamados de Zona Sul (que contou com Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia) e Zona Norte (com Brasil, Colômbia, Equador e Peru). Cada seleção foi representada na Liga Sul-americana com duas categorias, uma sub-19 e a outra principal. As pontuações, porém, eram uma só. Com o 100% o Brasil venceu o Zonal Norte com 12 pontos conquistados. Assim, se credenciou para enfrentar a Argentina, que havia conquistado a outra chave, realizada em agosto. Mais detalhes sobre o encontro decisivo entre brasileiros e argentinos ainda serão divulgados pela Conmebol.
Campanha
Sub-19