Técnico do Orlândia, Cidão palestra para jogadores e treinadores no Japão

 
No último domingo (10), o técnico Cidão, da ADC Intelli/Orlândia, esteve no Japão para palestrar em clínica de futsal, direcionada a treinadores e, também, para jogadores mirins do país asiático. O bicampeão da Liga Nacional de Futsal (LNF) com o time orlandino falou sobre a experiência, a oitava, pela “Terra do sol nascente”. Confira!
“Eles têm que aprender a improvisar, usar as próprias características. Eles têm mobilidade, obediência, mas ficam preocupados em seguir as orientações e não saem disso. Trabalhei em 2006 num time com a Liga Japonesa. Existiam três ou quatro variações para uma cobrança de falta ensaiada e eles faziam apenas a primeira. Eles são muito obedientes e isso acaba atrapalhando”, declarou Cidão.
O técnico destacou, também, que a presença de um tradutor ajudou, e muito, em sua comunicação com os japoneses durante a palestra sobre futsal. Além disso, Cidão, que aprecia a cultura do povo japonês, se encanta pelo respeito e admiração que os asiáticos têm em relação ao trabalho dos brasileiros, explicado, desta vez, pelas quatro linhas das quadras.
“Sempre falo com meus amigos. Cada vez que vou, trago um aprendizado. Se nosso país tivesse 5% da educação que eles têm, seríamos uma nação perfeita. Cada vez que vou, trago uma lição diferente. Eu deveria escrever um diário para anotar tudo, porque muitas vezes esqueço alguma lição do dia a dia”, disse o treinador, que deve retornar ao Brasil no dia 22 de janeiro.
A reapresentação do time orlandino, do técnico Cidão, está marcada para o dia 25 de janeiro, data em que o clube grená vai iniciar sua pré-temporada. O primeiro desafio da Intelli nas quatro linhas será a Copa Cataratas, entre os dias 21 e 27 de fevereiro.
 
Por Assessoria FPFS
Com informações: GloboEsporte.com
Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal/Cidão