FILIAÇÃO 2026

Fase 1:  Apresentar os seguintes documentos:

  1. Ofício em Papel Timbrado
    • Documento assinado pelo Presidente ou responsável legal, com firma reconhecida, solicitando a filiação junto à FPFS.
  2. Ata de Fundação
    • Cópia autenticada e devidamente registrada em cartório.
  3. Ata de Eleição da Atual Diretoria
    • Cópia autenticada e devidamente registrada em cartório.
  4. Estatuto Social
    • Cópia autenticada e devidamente registrada em cartório.
  5. Relação Nominal da Atual Diretoria
    • Informar endereço, profissão, nacionalidade, data de nascimento e filiação de cada membro.
  6. CNPJ
    • Comprovante de inscrição e de situação cadastral.
  7. Alvará de Funcionamento
    • Cópia autenticada em cartório.
  8. AVCB do Ginásio
    • Cópia autenticada em cartório (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
  9. Uniforme
    • Layout dos uniformes de jogo dos atletas e da comissão técnica.
  10. Cadastro CBFS
    • Ficha de cadastro devidamente preenchida e assinada pelo Presidente, Vice-Presidente e Responsável Credenciado. Caso o Responsável Credenciado seja o Presidente ou Vice-Presidente, o mesmo deve assinar duas vezes.

Fase 2: Estrutura e Comissão Técnica

1 – Ginásio para mando de jogos:

Os jogos que a FPFS promover somente serão realizados em quadras vistoriadas e oficializadas pelo Departamento Técnico da entidade e que atenderem as condições regulamentares, obedecendo os seguintes requisitos:

  1. Dimensões da quadra de jogo: As dimensões mínimas das quadras para as categorias masculinas, para a temporada de 2025 serão:

Série A1                     
Principal                                 38m x 18m
Sub 20                                    36m x 18m
Categorias de Base              34m x 17m
Categorias de Iniciação       28m x 16m   

Série A2                       
Categorias de Base                 32m x 17m
Categorias de Iniciação           28m x 16m 

Série A3                       
Categorias de Base                    32m x 17m
Ligas                            Troféu Piratininga                    30m x 17m

As dimensões mínimas das quadras para as categorias femininas, para a temporada de 2025 serão:

Série A2                     
Sub 20 e Principal                    32m x 17m
Categorias de Base                 30m x 17m

Todas as praças esportivas deverão apresentar:

  1. Área de Escape (lateral e fundos): Espaço de, no mínimo, 1m, podendo ser aceitável até 60cm na lateral oposta da mesa do anotador/cronometrista. Nesse caso toda a lateral deverá ser revestida com material EVA ou borracha, com espessura mínima de 20mm, a fim de proteger os atletas contra impactos.

Na lateral da mesa do anotador/cronometrista a área de escape deverá ser de, no mínimo, 1m, sendo permitido que a mesa do anotador/cronometrista e banco de reservas estejam, no máximo, até 60cm da linha lateral. Nesse caso a mesa do anotador/cronometrista deverá ser revestida com material EVA ou borracha ou ainda colchões, com espessura mínima de 20mm.

A área de escape de fundos, da mesma forma, deverá ter, no mínimo, 1m, podendo ser aceitável até 60cm, desde que o alambrado ou parede sejam revestidos com material de proteção conforme descrito acima.

a.1. – Será permitido uma redução de até 40cm nas dimensões da quadra para adequar a área de escape.

  1. Traves: Traves pintadas na cor branca ou preto e branco com redes em boas condições de modo a não permitir a ultrapassagem da bola. As redes devem ser feitas de um material adequado e fixadas na parte de trás dos postes e na trave com um meio de suporte adequado. Eles devem ser devidamente apoiados e não devem atrapalhar o goleiro.

            Medidas Oficiais: A distância, medida interna, entre os postes é de 3m e a distância da borda inferior da barra transversal (travessão) até o solo é de 2m. Ambos os postes e a barra transversal (travessão) têm a mesma largura e profundidade das linhas de gol, 8 cm.

            Para as categorias de Iniciação: A altura da borda inferior da barra transversal (travessão) até o solo será de 1.70m.

  • Linhas Demarcatórias: A largura das linhas demarcatórias da quadra é de 8 cm.
  • Área Técnica: É o espaço destinado à Comissão Técnica e jogadores reservas. A área técnica deve se estender apenas 1m de cada lado da área designada para sentar e para a frente até uma distância de, no mínimo, 75cm da linha lateral, sendo aceitável até 60cm.
  • Zonas de Substituições: As zonas de substituições são as áreas na linha de lateral em frente aos bancos das equipes. Situam-se em frente às áreas técnicas das respectivas equipes, a 5m da linha do meio da quadra e têm 5m de comprimento. Elas são marcadas em cada extremidade com uma linha de 80 cm de comprimento, dos quais 40 cm é traçado dentro da quadra de jogo e 40 cm fora da quadra de jogo, e 8 cm de largura.
  • Piso: Piso nivelado sem buracos, tacos soltos e madeiras expostas, que possam originar perigo para os atletas, assim como a limpeza, evitando o pó que torna a quadra escorregadia.
  • Banco de reservas: banco ou longarinas com espaço suficiente para acomodar 10 (dez) pessoas. Não é permitido o uso de cadeiras.
  • Entorno (Alambrado/Rede de Proteção): A quadra deverá ser cercada por alambrado e rede de proteção e toda sua extensão, de modo a garantir a proteção do público assistente e impedir a invasão de torcedores.
  • Arquibancadas:  O ginásio deverá ter arquibancadas para acomodar os torcedores, de acordo com a série que participa, obedecendo os seguintes critérios:

Série A1: Capacidade para acomodar 400 espectadores sentados, preferencialmente com arquibancadas nos dois lados laterais da quadra. Quando houver arquibancada única em uma das laterais ou fundo, deverá possuir a capacidade para acomodar 400 espectadores sentados, sendo que deverá haver divisórias, com pelo menos 2 metros de distância, separando as torcidas.

Séries A2 e A3: Capacidade para acomodar 300 espectadores sentados, preferencialmente com arquibancadas nos dois lados laterais da quadra. Quando houver arquibancada única em uma das laterais ou fundo, deverá possuir a capacidade para acomodar 300 espectadores sentados, sendo que deverá haver divisórias, com pelo menos 2 metros de distância, separando as torcidas.

  1. Iluminação: Iluminação suficiente para o bom andamento do jogo. Aconselhável de 1000 a 1500 Lux.
  1. Mesa do Anotador/Cronometrista: A mesa com tamanho compatível para colocação de equipamento de informática e controle do placar eletrônico, será instalada em recuo na lateral, ao centro da quadra, protegida por alambrado ou rede de proteção e duas cadeiras. O anotador e o cronometrista deverão ter visão total do espaço da quadra e do placar eletrônico. A mesa deverá ter distância de, no mínimo 1m da linha lateral, podendo ser aceitável até 60cm, desde que seja revestida com material de proteção contra impacto dos atletas.
  • Computador/Impressora/Internet: A equipe mandante deverá disponibilizar:
  1. Computador de mesa, teclado, mouse, monitor de 19 (dezenove) polegadas, no mínimo, e torre ou notebook compatível ao pré-requisito mínimo. Sugestão de configuração: Processador Intel Core I5, 8GB, SSD 240GB, Windows 10.
  1. Impressora (cartuchos com tinta) com papel A4;
  1. Internet a cabo de no mínimo 100.00 Mbps de Download e 100.00 Mbps de Upload de velocidade.
  • Placar Eletrônico: Placar Eletrônico em tamanho compatível com o espaço do ginásio, que demonstre o nome das equipes, cronômetro, período de jogo, gols, faltas, pedidos de tempo e campainha, instalado em local de fácil visualização na linha de fundo ou lateral oposta ao banco de reservas e mesa do anotador e cronometrista.
  • Vestiários: O ginásio deverá possuir, no mínimo, 3 (três) vestiários (1 para oficiais de arbitragem, 1 para equipe visitante e 1 para equipe mandante), com espaço adequado a comportar todos os integrantes da equipe, contendo portas com fechadura, cadeiras ou bancos, cabideiros, espelho, mesa, pia-lavatório de mãos, sanitários e boxes de banho com chuveiros.

Os vestiários deverão estar higienizados, possuir papel higiênico e chuveiros com água quente.

  • Sistema de sonorização (opcional): Sistema de sonorização com potência e equipado com tocadores de mídias digitais ou analógicas, microfones com e sem fio com decibéis necessários para audição em todos os locais do ginásio. As caixas de som não poderão estar posicionadas atrás dos bancos de reservas.

Providenciar a Bandeira Nacional do Brasil, bem como, a execução do hino nacional e apresentação dos atletas, comissões técnicas e oficiais de arbitragem, quando necessário.

OBS.: A equipe deverá agendar vistoria em seu(s) respectivo(s) ginásio(s) para obtenção do Laudo de Vistoria Técnica da FPFS, considerando apto para receber os jogos promovidos pela FPFS.

Fase 3 – Análise da Diretoria da FPFS

A diretoria da FPFS se reunirá para analisar as condições da equipe pretendente à filiação e aprovar ou não a sua filiação à entidade.

Uma vez aprovada a filiação da equipe a mesma deverá possuir Comissão Técnica devidamente habilitada para o exercício da sua função:

            A – Treinador Licenciado

            As equipes deverão possuir treinadores e/ou auxiliares técnicos devidamente licenciados, com a respectiva Licença dentro do prazo de validade.

Níveis das licenças: (www.futsalacademy.com.br)

  • Nível C – Habilita para as categorias de Iniciação (7 a 10 anos);
  • Nível B – Habilita para as categorias de Base (11 a 18 anos);
  • Nível A – Habilita para as categorias Adultas (Sub 20 e Principal)

Observação 1: Caso o treinador não possua a licença, a equipe deverá providenciar a matrícula dele no primeiro curso a ser realizado no ano de 2026. A FPFS poderá estudar a possibilidade de conceder o registro provisório do treinador, após o início do curso e com ele participando ativamente das aulas.

Observação 2: Caso o treinador esteja com a licença com prazo de validade expirado, deverá providenciar a matrícula dele no curso de Renovação das Licenças, realizado no início do ano 2026 e o treinador participar ativamente desse curso.

B – Atendimento médico

            As equipes deverão possuir pessoa da área de saúde para atendimento médico dos atletas. Serão permitidos médicos, fisioterapeutas, enfermeiros ou portadores de curso de primeiros socorros com carga horária mínima de 40 horas ou curso de Atendente de Quadra oferecido pela FPFS, apresentando o respectivo certificado emitido no prazo máximo de 3 (três) anos (2024 em diante).

C – Representante de Equipe

            As equipes deverão possuir Representantes de Equipe devidamente habilitados através da participação em cursos/seminários aplicados pela FPFS.

Fase 4 – Pagamento da Taxa de Filiação

Uma vez aprovada a filiação da equipe, deverá efetuar, no prazo máximo de 15 dias, o pagamento da taxa de filiação no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais).

Informações importantes para a participação nas competições da FPFS:

1 – RGC – REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES: É de fundamental importância que os responsáveis pela equipe leiam o RGC e tomem ciência das normas gerais que regem as competições promovidas pela Federação Paulista de Futsal.  O RGC está disponível no site da federação (www.futsalpaulista.com.br) clicando na aba Secretaria.

2 – TAXAS: As taxas aplicadas pela Federação Paulista estão disponíveis no site da entidade (www.futsalpaulista.com.br), clicando na aba Secretaria.
As tratativas sobre taxas são realizadas diretamente com o Departamento Financeiro, pelo telefone (11) 2714-8150 | Ramal 1003 ou pelo e-mail financeiro@futsal.com.br.

3 – GUIA DE AJUSTES E ADAPTAÇÕES NAS REGRAS: Nas competições das categorias de Iniciação (7 a 10 anos) e nas categorias de Base Sub 12 e Sub 14 (masculinas e femininas) há ajustes e adaptações nas regras. Este guia está disponível no site da federação (www.futsalpaulista.com.br) clicando na aba Secretaria.

ATENÇÃO:
  • Os documentos mencionados devem ser enviados para os e-mails futsal@futsal.com.br com cópia para departamentotecnico@futsal.com.br.
  • Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF, organizados em arquivos separados e denominados adequadamente em um único envio.
  • O processo de filiação será desconsiderado caso falte algum documento, e o e-mail não será submetido à avaliação.

  • Como Betzoid Brasil Examina a Evolução das Apostas Online