Federação Paulista de Futsal

ASSIM NASCIA A FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTSAL

Aos 14 dias do mês de junho de 1955, às 21 horas, à rua Germaine Burchard, 451, sala 21, nesta Capital, gentilmente cedida pela Federação Paulista de Basquetebol, na pessoa de Rumi de Ranieri, reuniram-se em Assembléia Geral, clubes esportivos em número de 35, com o objetivo da fundação da Federação Paulista de Futebol de Salão.

Foi assim mesmo, com essas mesmas palavras (transcritas no primeiro livro de atas) que foi organizada a entidade, aparecendo em seguida o nome de todos os clubes fundadores. A Seguir foi constituída a mesa dos trabalhos, pelos senhores Pedro Ortiz Filho, do Sport Club Corinthians Paulista; Rumi de Ranieri, da Sociedade Esportiva Palmeiras; Habib Mahfuz, da Associação Cristã de Moços de São Paulo; Raul Leite, do Tênis Clube Paulista; e, João Venâncio Faria, do Clube dos Advogados do Brasil. Ficando constando todos os clubes presentes, como fundadores da entidade.

A seguir, foi constituída uma comissão para dirigir os primeiros trabalhos para elaboração dos Estatutos e dirigir os destinos da FPFS, destacando-se entre eles: Habib Mahfuz, Rumi de Ranieri, Raul Leite, Paulo Planet Buarque, Francisco Dionísio Mendes e Pedro Ortiz Filho, alem de outros.

Posteriormente outras reuniões foram realizadas até que eleito o presidente Habib Mahfuz, como o primeiro presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão. De lá para cá a Federação Paulista foi crescendo e sem parar para chegar aos dias de hoje como uma das maiores entidades esportivas do país, com o esporte genuinamente brasileiro e que agora chega aos seus mais de 60 anos de organização, com início do presidente Habib Mahfuz , posteriormente Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, Ciro Fontão de Souza, Feliz Lacava, novamente Ciro Fontão de Souza que encerrou seu mantado em 2015 e nos dias hoje a entidade é presidida por Nilton Cifuentes Romão.

OS PRIMEIROS CLUBES NUM CERTAME OFICIAL

O primeiro campeonato oficial da Federação Paulista de Futebol de Salão foi realizado exatamente em 1956, com a participação de 16 clubes, que integrariam a Primeira Divisão e mais 16 clubes da Segunda Divisão. Ficou estabelecido o critério de acesso e descenso.

E o primeiro campeonato da Primeira Divisão contou com estas equipes: Associação Desportiva Salete, Associação Portuguesa de Desportos, Bangu Atlético Clube, Clube dos Advogados, Clube Atlético Paulistano, Clube Universitário, Esporte Clube Banespa, Esporte Clube Sírio, Grêmio Recreativo 3 de Maio, Minas Gerais Futebol Clube, Nacional Atlético Clube, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras, Sport Club Corinthians Paulista, Riviera Futebol de Salão e Tênis Clube Paulista.

O primeiro campeonato da Segunda Divisão, contou com estas equipes: Associação Auxiliares de Turfe, Associação Desportiva Vitor Viana, Clube Atlético Monte Líbano, Clube Aramaçan, Clube Esportivo da Penha, Clube Recreativo Sotema,  Eden Liberdade Futebol Clube, Esporte Clube Ideal, Fan Clube Futebol de Salão, General Motors Esporte Clube, Marrocos Clube, Sociedade Esportiva e Recreativa Ipiranga e Vulcan Clube.

CLUBES FUNDADORES

Todos os clubes presentes na primeira Assembleia Geral da FPFS, que passaram a ser os fundadores da entidade paulista: Associação Cristã de Moços, Tênis Clube Paulista, São Paulo Futebol Clube, Minas Gerais Futebol Clube, Associação Auxiliares de Turfe, Clube Internacional de Regatas de Santos, Associação Atlética São Paulo, Centro Recreativo Vergueiro, Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, Clube Atlético Ypiranga, Senac Futebol Clube, Esporte Clube Pinheiros, Clube Atlético Rhodia, Clube de Regatas Tietê, Clube universitário, Associação Cristã de Moços – Dep. de Educação Física, São Carlos Clube, Nacional Atlético Clube, Clube Atlético Paulistano, Tênis Clube de São José dos Campos, Escola de Educação Física da Força Pública, Sport Club Corinthians Paulista, Sociedade Esportiva Palmeiras, Clube dos Advogados de São Paulo, Riviera Clube, Associação Esportiva São José de SJC, Esporte Clube Banespa, Conceição Clube, Clube Esportivo da Penha, Clube atlético Líbano, Esporte Clube Sírio, A.A. São Bento e Associação dos Árbitros do Estado de São Paulo.

A MAIOR FEDERAÇÃO DO PAÍS

Exatamente 62 anos são passados, após aquele momento em que no dia 14 de junho de 1955 era fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão para se tornar, com o tempo, na maior entidade amadora do país, pelas suas proporções em torno de realizações, participações, organização e patrimônio. É a única no país, realmente, que possui sede própria e 2 ginásios próprios.

Habib Mahfuz, que já não mais convive entre nós, e que aqui também lhe prestamos uma homenagem ao grande batalhador que foi, já que praticamente o muito que existe de futsal se deve a ele, foi o primeiro presidente da Federação. Depois, Assumiu Luís Gonzaga de Oliveira Fernandes, permanecendo por muitos anos e o Dr. Ciro Fontão de Souza, que também durante anos esteve a frente da FPFS dando-lhe nova estrutura, com ginásios próprios que inclusive levam o seu nome (Ginásio Presidente Ciro I e II) e tantas outras coias boas aconteceram nos mandatos como presidente.

Feliz Lacava também durante 3 anos presidiu a entidade paulista, período em que continuou o mesmo programa do seu antecessor.

Hoje, a entidade é presidida por Nilton Cifuentes Romão (Ramon), que modernizou a gestão da Federação Paulista, mantendo em aberto o diálogo com seus filiados e também investiu em ações de marketing.

Saiba mais, nos links abaixo, sobre os feitos do atual

CONHEÇA A GALERIA DOS CAMPEÕES