Após participar do 2º Meeting, técnico da A.A. FIB declara: "uma grande oportunidade de evoluirmos"

 

“Participamos de um evento único e tivemos uma grande oportunidade de evoluirmos e crescermos profissionalmente”, avaliou Everton Carvalho da Silva, o Alemão, técnico da Associação Atlética FIB, após o 2º Meeting de Especialistas de Futsal. O treinador participou do evento, realizado pelo Departamento de Tecnologia e Desenvolvimento da Liga Paulista de Futsal (LPF) e pela Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP) da universidade, em São Paulo-SP, acompanhado do irmão Elton Carvalho, que também integra a comissão técnica da equipe de Bauru-SP.

Em dois dias de palestras e debates, os profissionais da A.A. FIB puderam interagir com os principais nomes do futebol de salão do Brasil, como PC de Oliveira, treinador campeão mundial pela Seleção Brasileira em 2008, Lucas Chioro, técnico campeão da Liga Paulista 2015 com o Corinthians; Guinter José Klafke Pritsch, fisioterapeuta do São Caetano Futsal , que abordou a importância da recuperação dos jogadores e o bom relacionamento do fisioterapeuta com a comissão técnica, e Luis Fernando Paes de Barros, estudioso de futsal que já trabalhou no Canadá, nos Estados Unidos e no Japão, e apresentou uma palestra com dados e estatísticas sobre o futsal.

A seleção de palestrantes do Meeting foi completada por Danilo Augusto, preparador físico, Barata, supervisor de futsal do Santos F.C., Douglas Caetano e Daniel Graça, da LPF, que detalharam o processo de desenvolvimento das novas ferramentas tecnológicas no esporte das quadras; pelo espanhol Ignácio Vicente Matos, Diretor de Organização Esportiva da Liga Espanhola de Futsal (LNFS), e pelo analista de desempenho português Simão Assumpção, que analisou vídeos de partidas disputadas em Portugal. Ainda houve uma participação, via internet, do treinador Bruno Travassos, direto de Portugal, que dissertou sobre as técnicas e táticas da modalidade na Europa.

Entre as palestras, o presidente da LPF, Laércio Graça, falou sobre a importância da Liga no desenvolvimento do futsal paulista e, também, sobre o atual momento do esporte no cenário nacional.

“Voltamos da Escola de Educação Física e Esporte da USP renovados, prontos para colocarmos em prática diversas ideias que foram absorvidas durante interação com profissionais consagrados do futsal brasileiro e também de profissionais que desenvolveram, e ainda desenvolvem, grandes trabalhos fora do Brasil”, garantiu Alemão, técnico da A.A. FIB.

Por Assessoria FPFS

Com informações e foto: Rafael Peloso/A.A. FIB