Definidas as diretrizes do Campeonato Metropolitano Série A1 – Categorias de Base

Aconteceu na sede da FPFS, na tarde desta segunda-feira (19), a reunião que definiu as diretrizes do Campeonato Metropolitano Série A1 – Categorias de Base. Ao todo, 24 clubes participarão da competição. As novidades entre os participantes serão: ADC São Bernardo, AD Mogi das Cruzes, Ca Tabuca Juniors e AA Praia Grande/Ocian PC, oriundos da Série A2.
Entre as decisões tomada durante a reunião, com os representantes dos clubes e os dirigentes da entidade, é válido destacar o chaveamento da competição. Serão três chaves: A, B e C, com oito clubes em cada grupo. Palmeiras, Corinthians e Osasco/Audax, por conta do ranking de eficiência mediante a participação dos mesmos no Metropolitano da temporada passada – 403, 324 e 192 pontos, respectivamente -, serão os cabeças de chaves.
A primeira fase terá jogos entre as equipes da própria chave, com início no dia 10/3 e término no dia 28/4. Do 1º ao 5º, chaves A, B e C + melhor 6º (16) disputam vaga
para chaves Ouro/Prata. Os dois piores 6º + 7º e 8º  das chaves A, B e C (8) formam
a chave Bronze.
A segunda fase terá início em 05/05 até 13/05, com as equipes (1º ao 16º) se confrontando em jogos de ida e volta pela chave Prata e Ouro. A chave Bronze será em jogo único.  O melhor classificado jogará por dois resultados iguais de empate. Entra saldo de gols sai a prorrogação.
Na fase quartas de final, oito equipes vencedoras formarão a chave Ouro e oito equipes formarão a chave Prata. Equipes da chave Ouro se enfrentam em jogos de ida e volta, enquanto as chaves Prata e Bronze em uma partida.  Entre o dia 19/5 e 27/5 acontecem os jogos decisivos.
A fase semifinal iniciará no dia 02/6 e se encerrará no dia 10/6. Nos dias 02 e 03 teremos a semifinal da chave Bronze, enquanto nos dias 09 e 10 teremos os jogos
semifinais da chave Prata.
As últimas partidas, valendo o troféu em cada chave,  terão início no dia 16/6, com o primeiro jogo da chave Ouro.  A partir do da data 17/06 teremos os jogos finais da chave Bronze, e no dia 24/06 as finais da chave Prata. O segundo jogo da chave Ouro acontece no dia 30/6
“Temos uma expectativa muito grande em relação ao Metropolitano. Como já é de conhecimento geral, a nova diretoria vem implementando em suas as competições e  alterando o seu formato de maneira que os clubes não sejam desclassificados precocemente. Nesses novos formatos, dividindo as equipes em chaves Ouro, Prata e Bronze, todos terão a chance de jogar contra equipes do mesmo nível, com grande oportunidade de ganharem o título”, destacou o coordenador técnico da FPFS, presente na reunião, Daniel Mutti.
“Nós também fizemos ajustes para que a própria competição seja melhor para todos. As equipes que se se classificarem para a Série Ouro, por exemplo, jogarão duas partidas, desde as oitavas de final até  final do torneio. Teremos também, além desses ajustes com dois jogos, jogos pela manhã e a tarde, para que os atletas não fiquem muito tempo sem entrar em quadra. Nós atendemos algumas sugestões que chegaram até nós. Temos certeza que será um dos melhores campeonatos realizado pela FPFS nos últimos anos, completou o coordenador técnico da FPFS.
Para ter acesso completo as informações sobre o Campeonato Metropolitano Série A1, além de conferir como ficaram os chaveamentos, basta acessar. METROPOLITANO 18 – BASE A1 – Apresentação.